lançamento do livro “correspondência para irmãs da congregação”

No passado dia 27 de outubro de 2021 decorreu o lançamento do livro “Correspondência para Irmãs da Congregação”, no auditório da Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém.

Trata-se do terceiro livro de uma coleção de seis livros com escritos de Luiza Andaluz, por parte da editora Lucerna, que têm como objetivo dar a conhecer a vida e obra de Luiza Andaluz. Durante o lançamento, e com moderação de Carlos Liz, houve oportunidade de estar à conversa com Maria de Jesus Armez Silvério (SNSF), Rita Mendonça Leite (Centro Estudos de História Religiosa, UCP) e Henrique Mota (Principia Editora). A parte artística também não foi esquecida, com uma participação especial de dançarinos do Conservatório de Música de Santarém.

O livro em questão reúne 33 cartas inéditas que Luiza Andaluz endereçou ao longo de vários anos (1923-1968) às suas companheiras de vida e de missão. A forma como Luiza Andaluz comunica com as mulheres que mais de perto partilharam com ela esse projeto comum e os assuntos tratados na correspondência que lhes endereça são uma forma de conhecer melhor e mais profundamente a densidade e a complexidade da pessoa e da obra da fundadora desta congregação portuguesa, que se prepara para comemorar 100 anos de existência.

Luiza Andaluz foi uma mulher inspiradora, audaz, culta e multifacetada, que colocou a vida ao serviço das causas da dignidade humana e do bem comum. Suportada pelos valores humanos e cristãos, encontrou na educação integral e, simultaneamente, na imprensa cristã, a forma de expandir a sua ação, em especial para com as jovens mulheres, fundando, em 1923, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

A Casa Madre Luiza Andaluz, onde decorreu o lançamento do livro, é o antigo palacete Andaluz, edifício onde Luiza Andaluz nasceu a 12 de fevereiro de 1877, cresceu e fundou a Congregação. É hoje um local visitado por pessoas de todo o mundo.

 

Mais detalhes em www.lacc.pt.

Para adquirir o livro ou qualquer questão adicional poderão contactar-nos através do e-mail geral@lacc.pt ou telefone  938 829 003.

Lançamento do 3.º livro de Luiza Andaluz