Estivemos em Cabo Delgado – Moçambique

Respondendo ao apelo, lançado pela Igreja em Cabo Delgado, três Irmãs da nossa Congregação deslocaram-se a esta tão devastada província de Moçambique, para, em colaboração com outros religiosos, ajudarem a minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pelos ataques terroristas.

Durante duas semanas estiveram lá podendo ajudar na construção de casas para albergar os deslocados, no atendimento na saúde e na escuta da narração do sofrimento.

Estar no terreno, ao mesmo tempo que foi um trabalho entusiasmante por ir em auxílio das pessoas, foi também ocasião para as Irmãs contactarem com uma realidade incompreensível, sem explicação aparente e causadora de tantas injustiças humanas.

As notícias sobre os crimes e os atentados à dignidade humana sucedem-se. Alguém saberá o que está na origem deste êxodo, causado por tal hecatombe, e a história o narrará…

Com o que temos e somos, procurámos ir mais longe, acolher e ajudar as pessoas que são alvo duma tão manifesta ausência da consciência do bem comum.

Ir. Lourdes Lima, SNSF