Viagem dos Jovens a Portugal - Luxemburgo

Viagem dos Jovens a Portugal

O grupo “Jovens em Cristo” da comunidade portuguesa no Luxemburgo veio em Peregrinação a Portugal, de 15 a 20 de Julho, acompanhado pelo Padre Sérgio, pela Ir. Maria José e por quatro animadores: Anabela, André, Eurico e Gonçalo.

Foi o culminar de uma caminhada de quase três anos, que envolveu a comunidade cristã, em que, mais do que angariar fundos, se procurou ir crescendo nos valores humanos, cristãos e num maior compromisso eclesial.

Logo ao chegar a Lisboa, fomos calorosamente acolhidos pelas Irmãs da Casa Geral, onde almoçamos e de seguida seguimos para o Guincho e Cascais.

Beneficiámos também do inestimável apoio e acolhimento das Irmãs do Noviciado, (Quinta das Tílias) onde ficámos duas noites.

No segundo dia, tivemos o privilégio de uma visita à Assembleia da República, muito amavelmente guiada pelo Sr. Deputado Paulo Pisco e à tarde visitámos Belém, a Catedral e a Baixa Pombalina.

No terceiro dia rumámos a Fátima onde, guiados pela Ir. Sandra Bartolomeu, saudámos a Mãe do Céu e conhecemos melhor a sua mensagem e os locais das Aparições. Foi um momento alto a oração do Terço na Capelinha e a procissão de velas, em comunhão com peregrinos de muitas nacionalidades.

Seguimos depois para Guimarães, o berço da nossa nacionalidade, contemplamos a deslumbrante paisagem a partir da Penha e, no dia seguinte, visitámos a bela cidade invicta, o Porto, e tivemos a oportunidade de usufruir de um passeio de barco pelo rio Douro.

Todos os dias à noite o grupo teve a sua Eucaristia ou momentos fortes de oração e partilha.

Mais do que passear e ter uma nova perspectiva do nosso país, da sua cultura e história, foi acontecimento de graça, que permitiu reforçar a comunhão no grupo e tomar consciência de que é Cristo que nos une e acompanha e de como é importante o empenho e a partilha dos dons de cada um. para a construção da comunhão fraterna.

Ir. Maria José