Valado agradecido

A população de Valado de Frades escolheu o dia 29 de outubro para agradecer à Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima a sua presença de setenta anos nesta terra. Ao longo destas décadas várias Irmãs serviram nesta comunidade na acção pastoral e na acção social, concretamente através do Centro Social.

Várias Irmãs que fizeram parte da comunidade religiosa de Valado dos Frades juntaram-se novamente nesta terra para com os valadeiros participarem na Eucaristia, o momento de acção de graças por excelência, depois já nas instalações do Centro Social foi descerrada uma placa com a seguinte inscrição:

Valado agradecido às Servas de Nossa Senhora de Fátima

1947-2017

Seguiu-se depois o almoço partilhado e alegre convivio, onde se cantou, escutou testemunhos, foi uma tarde propícia para se fazer memória. Mais uma vez o povo de Valado dos Frades teve oportunidade de manifestar a sua generosidade trazendo para ofertar ao Centro Social os tradiocionais produtos da terra.

Durante setenta anos a semente foi sendo lançada à terra agora é a hora dos cristãos e pessoas de boa vontade continuarem a cuidar da grande sementeira para que esta possa ir dando os frutos que Deus quer. A Congregação deixou uma marca, oxalá que cada valadeiro possa sentir no fundo do coração, que apesar das fragilidades das Servas que por esta terra passaram, existiu um esforço para se ser uma presença de bem como desejou Luiza Andaluz ao chegar a esta terra.