Retiro - Dar tempo a Deus - Testemunhos

No passado dia 17 de Março reuniu-se um grupo de cristãos, catequistas e membros de outros grupos da comunidade portuguesa de São Gil, na Casa dos Missionários do Coração Imaculado de Maria, em Bruxelas, para fazerem um dia de retiro.

Este tempo de oração foi orientado por uma equipa composta pelo coordenador geral da Família Andaluz e sua esposa, e pelas Irmãs da comunidade.

A manhã, após a oração inicial, decorreu entre tempos de oração em grupo, tempo de reflexão e de silêncio. O encontro a sós com Deus, partindo da escuta da sua Palavra, deu lugar à partilha em pequeno grupo do que cada um recebeu nesse encontro a sós com o Senhor.

Depois do frugal almoço em que cada um acalentou o estômago com as sandes que levara, fizemos um breve passeio comunitário visitando um dos jardins daquela zona que, nesse dia, estava embelezado com a neve branquinha que caíra pela manhã e que todos havíamos contemplado e “saboreado”, pelo caminho.

Seguidamente a reflexão fez-se em 3 ateliers, partindo da realidade do “ser pessoa”, um ser em relação consigo mesmo, com os outros e com Deus, tendo em conta que a nossa felicidade e a santidade tocam de muito perto cada um destes aspetos.

Terminámos este tempo para Deus, com a Eucaristia presidida pelo Padre Jacques Thomas, na qual fizeram os seus compromissos na Família Andaluz: Manuela Rocha, Clotilde Botelho, Fernanda Pereira e Edina Ramos. A culminar a festa houve um lanche/convívio partilhado por todos os participantes e alguns familiares que vieram juntar-se no final.

 

Seguem-se os testemunhos de algumas participantes:

""

Foi um dia muito especial para mim, principalmente  o “dar tempo a Deus”;  isto significa  que abri o meu coração para escutar as suas palavras… Foi muito enriquecedor; fiquei mais fortalecida com a presença de outras pessoas e a partilha que fizemos. Realmente dar tempo a Deus cada um individualmente, e partilhar com os outros essa presença de Deus em nós faz-nos crescer como pessoas e como cristãos. Por isso, repito, este dia encheu o meu coração. Um bem haja, Luiza Andaluz.

Edina Ramos

""

Agradeço a Deus este dia maravilhoso e a todos os que preparam o retiro com temas que me fizeram ir ao mais profundo de mim mesma. Que como Zaqueu eu saiba reconhecer e emendar os meus erros e que Deus venha em meu auxílio.

Terminamos o retiro com a Eucaristia aonde fizemos o nosso compromisso como membros da Família Andaluz. Foi um momento de simplicidade mas com muita emoção. Nesse momento revivi os 10 anos de caminhada com a F.A. Recordei todas as Irmãs que têm estado entre nós, e membros da F.A. que tanto me fizeram crescer na minha vida de fé e pessoal. A todas o meu muito bem haja. Que Luiza Andaluz continue a ser nosso guia e farol.

Dei graças a Deus por estar ali e pedi a L.A. que me ajude a ser instrumento na mão de Deus para honrar o compromisso que estava a fazer, e aceitar todos os projetos ao serviço da Igreja e comunidade com humildade e generosidade, para honra e glória de Jesus Cristo. Que seja a nossa venerável LA a velar pela Congregação e por todos os grupos FA. Que a sua coragem, confiança e amor a Deus sejam para nós fonte de inspiração.

Clotilde Fernandes (FA Bruxelas)

""

Para mim o dia foi muito enriquecedor. Foi um dia cheio de emoções interiormente. Senti uma paz inexplicável – a presença de Deus que falava ao meu coração. Deus nos chama de vários modos, só é preciso estar bem atentos. Nesse dia também fiz o meu compromisso na FA - Leigos. Maravilhoso! Foi um renovar do meu batismo mas com consciência. Senti uma alegria enorme no meu coração. Agradeço a Deus por estar presente na minha vida. «Só em Deus encontro paz, d'Ele vem a minha salvação só Ele me protege e salva. Não serei abalada, porque Ele é meu refúgio».

Fernanda Maria da Rocha Pereira 

""

Para melhor preparar o meu compromisso  comecei o meu dia abrindo o coração à escuta, no silêncio, no acolhimento : '' Dar tempo a Deus com gratidão ''!

Os temas bíblicos: João 17,21-23  Para que todos sejam um, como Tu, Pai , estás em Mim e eu emTi, e Lc 19,1-10 Zaqueu, cobrador de impostos,  ajudaram-me a tomar mais consciência da minha vida e do meu compromisso que fiz à tarde na celebração da Eucaristia.

Chegou o momento do compromisso como membro da Família Andaluz, Leiga na Igreja. Senti uma grande alegria e gratidão a Deus por este grande passo, eu que já me vinha comprometendo dia a dia nesta caminhada de nove anos na FA!

Agora só me resta pedir a Deus que por intercessão da Virgem Maria e da Venerável Luiza Andaluz  me  dê a sua bênção para continuar a ser fiel ao Carisma da Congregação e à Família  Andaluz. E que também não guarde só para mim esta missão, mas sim que dê frutos no meio onde vivo, na minha comunidade e sem esquecer a minha família!

Agradeço ao Samuel, à Stephanie, à Lília e às Irmãs toda esta preparação tão bela e enriquecedora.

Um bem hajam para sempre!

Manuela Rocha

 

Irmã Rosária Cardoso Martins