Retiro anual de espiritualidade

"Não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade."

(1Jo 3,18)


Nos dias 25 e 26 de novembro de 2017, a Família Andaluz São Gabriel da Palha, Espírito Santo (no Brasil), reuniram-se para o retiro anual de espiritualidade, momento marcado por intensa oração, aprofundamento na Sagrada Escritura e diálogo fraterno acerca do que nos diz o Santo Padre. O tema proposto para reflexão e iluminação do retiro foi: "Jesus e os Pobres" à luz da carta do Papa Francisco, acerca do I dia Mundial Dos Pobres.
Iniciámos com um momento de oração e espiritualidade, leitura orante com o encontro de Jesus e a mulher Samaritana no poço de Sicar, encontro de um Deus que tem sede de nós, não se importando com a nossa pobreza, pecados, miséria ou qualquer limitação. Prosseguimos com diálogo sobre as diversas formas de pobreza em contradição com os aspetos de riqueza.
Partimos de encontro à sagrada escritura, que nos apresenta Jesus Cristo, que faz a opção preferencial pelos pobres; refletindo assim, a vida e obra de Luiza Andaluz, serva que atenta a seu mestre (Jesus) segue o Seu exemplo e se torna uma chama desse amor desmedido e sem interesse próprio pela causa dos mais necessitados. 
Tivemos um momento de experiência de oração, de meditação individual e compartilhada, sempre na busca de melhor compreender a nossa participação, nesse apelo em ser para o pobre um auxílio, um irmão e amigo, porque nos nossos pobres enxergamos a figura de Cristo: "Ele se fez pobre, para que em sua pobreza nós nos reconheçamos todos iguais."
Tivemos um momento de oração mariana e récita do Terço com textos e pensamentos da Madre Fundadora, sempre enfatizando a sua vivência junto dos pobres. Continuamos com  a participação na Sagrada Liturgia, palavra partilhada e pão repartido na solenidade de Cristo Rei do Universo. 
À tarde, terminamos com a avaliação do ano e fizemos propostas para o novo ano. Assumimos o compromisso, enquanto  família, de sermos presente na vida dos mais empobrecidos e como gesto concreto assumimos visitas à casa de repouso (Lar dos Idosos).
Para finalizar, fizemos uma grande confraternização com música, brincadeiras e em espírito de Família, que reza, partilha e vive unida. 
Estiveram presentes as Irmãs Isilda e Preciosa, Servas de Nossa Senhora de Fátima, que dedicaram o seu tempo e disponibilidade para nos conduzir neste momento tão rico em aprendizado.
Graça e Paz!

Maurício Magno R. Pereira

Família Andaluz
São Gabriel Da Palha/ Espírito Santo/  Brasil