Passeio a Aachen

Ao terminar mais um ano pastoral, as religiosas e religiosos no Luxemburgo (incluindo as três SNSF) fizeram o seu passeio de autocarro até Aachen (ou Aix-la-Chapelle ou Aquisgrão) no Oeste da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda e com a Bélgica.

Ao chegar a esta cidade, entrámos na capela da 1ª Casa-Mãe das Irmãs do Pobre Menino Jesus, onde celebrámos a Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. Jean-Claude Hollerich, que nos acompanhou durante todo o dia.

Clara Fey, nascida em 1815, fundadora dessa Congregação, foi beatificada este ano, em Maio.

Depois da Eucaristia e do almoço, visitámos a lindíssima catedral, começada a construir no século VIII, com paredes e tecto totalmente revestidos com mosaicos dourados e onde se encontram várias relíquias, assim como o túmulo do imperador Carlos Magno.

Atravessámos a fronteira e fomos à Holanda, à pequena cidade de Simpelveld. Aqui visitámos o enorme convento do Loreto, que foi a 2ª  Casa-Mãe das Irmãs do Pobre Menino Jesus, por terem sido fechados todos os conventos da Alemanha e onde veio a falecer a Fundadora. Desde 2012 as Irmãs deixaram de estar neste convento, mas ali se encontra hoje um magnífico museu. Tivemos o privilégio de uma visita guiada em pequenos grupos e ficámos a conhecer a vida e obra de Clara Fey e suas companheiras. Vimos verdadeiras obras de arte feitas pelas Irmãs ao longo de dois séculos, em bordados em paramentos e imagens de cera, que serviam para angariar meios para acudir às crianças desfavorecidas desde o tempo da Revolução Industrial.

De regresso passámos pela Bélgica, pelo que tivemos a graça de estar em 4 países no mesmo dia. Foi um belo dia de convívio e partilha com irmãos e irmãs de culturas muito variadas, mas unidos no mesmo ideal de seguir Jesus, como consagrados.