Partilha -Põe te a mexer

A prática de actividade física na infância trás inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. Sem me deter a enumerá-los, destaco apenas a nível pessoal o reconhecimento do seu próprio corpo e o experimentar sentimentos como a frustração por nem sempre ganhar ou o esforço por conseguir ultrapassar um obstáculo.

Também ao nível da relação com os outros apresenta vantagens, o trabalho em equipa, a partilha e até o contacto físico com outras pessoas, são alguns exemplos.

Mas para além da relação consigo mesmo e com os outros, o Centro Social da Ericeira tem desenvolvido um projecto, intitulado “põe-te a mexer com Jesus”, que pretende fazer a ponte entre a actividade física e a actividade espiritual como forma de assim dar a conhecer Jesus.

O Deus Menino feito carne que acabámos de celebrar na festa do Natal trás consigo tamanho mistério, de Deus vir habitar no meio dos homens, Deus fez-se carne. Jesus caminhou com os discípulos, andou pelo deserto, subiu o Tabor, desceu ao encontro do pobre. Ele no anúncio do Reino mexeu-se!

Nas aulas do põe-te a mexer com Jesus, as crianças experimentam algumas das passagens do Evangelho através de actividades físicas para perceberem que Jesus está no meio de nós, relaciona-se connosco, com o nosso corpo. Por isso, nós saltamos de alegria porque Jesus nasceu, caminhamos como os magos até ao presépio de Belém ou simplesmente relaxamos o corpo e adoramos o Deus menino.

Trabalhamos o corpo e trabalhos o espírito, desenvolvemos habilidades motoras e espirituais, relacionamos com outros, e relacionamo-nos com Jesus. Caminhamos ao encontro de Jesus e ficamos encantados quando descobrimos que Ele também corre ao nosso encontro.