Família Andaluz de Lamego - Portugal

Realizou-se na casa da Congregação das SNSF o encontro da Família Andaluz de Lamego. Éramos 22 pessoas, entre as quais, 3 Irmãs.

Iniciámos o nosso encontro dando as boas vindas à Irmã Lurdes Dominguese cumprimentando todo o grupo, uma vez que alguns elementos estiveram de férias.

Seguiu-se o testemunho de 2 membros que estiveram no retiro para Leigos em Fátima nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, subordinado ao tema as Bem-Aventuranças, com referências a textos bíblicos e à vida da Venerável Luiza Andaluz, sem dúvida uma vida onde os votos e as Bem-Aventuranças se cruzam.

Procurámos sensibilizar todos os elementos que fazem parte da Família Andaluz de Lamego acerca da importância da nossa participação nestes retiros.

Decidimos partilhar com o nosso grupo este tema das Bem-Aventuranças emque segundo a Bíblia, “a palavra «feliz» ou «bem-aventurado» torna-se sinónimo de santo, porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadeira felicidade”. Também, para Luiza Andaluz, “o religioso, que recorda como deve viver a Santa Pobreza de que fez voto, vive na abundância e na alegria e, embora pobre, encontra sempre alguma coisa para dar a quem precisa. Vive rico, alegre e feliz até à morte, na abundância das graças com que o Senhor se dignou abençoar a sua generosidade”.

Neste encontro, os diapositivos projetados geraram algum debate e várias reflexões individuais, sobre o que mais lhes tocou, como por exemplo, considerar os outros superiores a nós mesmos (Cf. Fil 2, 2a-4), “olhar os limites e defeitos dos outros com ternura e mansidão” Ge, “Não se perturbar com coisa alguma”, “Na escola de Maria aprendemos a verdadeira humildade”, “O amor de Deus é arte suprema da alma, a obra-prima do homem” LA.

A oração na capela foi acolhedora com o salmo cantado, preces espontâneas, momentos de silêncio e terminámos com a oração da Família Andaluz. Seguiu-se um lanche, que continuou a ser um momento de fraterna partilha.

Família Andaluz de Lamego