Encontro da Família Andaluz da Ericeira

Realizamos o encontro na tarde de domingo do dia 29 de outubro e esteve connosco a ir. Clara Vieira nossa Assistente Nacional que orientou o encontro.

O tema do encontro: Luiza Andaluz /Congregação e o carisma partilhado com os leigos (FAL). Nesta tarde de encontro tivemos a oportunidade de escutar a reflexão proposta, de fazer oração pessoal, a partir do Evangelho do dia, de partilhar e de refletir sobre o primeiro e segundo capítulo dos Estatutos. Terminamos à volta da mesa para saborear juntas o chá e o bolo que a Maria Isabel e as irmãs nos prepararam com tanto gosto. Deixamos a partilha de alguns dos elementos do grupo:

O encontro, foi mais um momento de paragem obrigatória e necessária para nos pensarmos à luz de Luiza.

Estes momentos são importantes para o grupo, pois é um grupo sedento de Deus e com muita vontade de aprender a viver mais por Cristo, com Cristo e em Cristo, de coração, alma e espírito.

Penso que é muito por aqui que as Irmãs nos tentaram guiar com a oração pessoal sugerida e penso que foi um momento alto para todo o grupo, grupo este que sinto necessitar de mais momentos de partilha, não só para uma maior envolvência como grupo, mas também para um maior crescimento no carisma de Luiza.

Termino com um pedido para o grupo como um todo e como resultado de diferentes pessoas que somos, um pedido que também foi o de Luiza: Peço luz e força para seguir em toda a perfeição que sejamos capazes.

Celeste Gomes

 

Foi um dia de partilha e de encontro com o Pai, que me enriquece e ajuda nos momentos de oração e me reforça no dia-a-dia a deixar entrar Jesus no meu coração e a transmitir essa alegria aos que me rodeiam.

Também tive o privilégio de conhecer a ir. Clara que gostei muito de ouvir, à qual agradeço a sua presença e colaboração.

Carmita

 

A nossa tarde de retiro foi: de confiança, organizada, união, família, testemunho, amor e fé. E Luiza Andaluz sempre presente. Foi muito bom encontrar a ir. Clara. É sempre um prazer ouvi-la.

Estes encontros à tarde são muito enriquecedores, pois estamos mais disponíveis para partilhar, rezar e colocar as nossas dúvidas sobre os temas reflectidos.

Muito obrigada.

Elisa de Jesus

 

Neste outubro estival, em que fluxos vertiginosos de vida e de morte, de verdade e de mentira, de solidariedade e de individualismo, confundem as nossas mentes, o nosso encontro da Família Andaluz, foi um momento de paragem, introspeção e aprofundamento da Fé.

Sob a orientação das Irmãs, refletimos nas palavras sábias e no itinerário de Luiza Andaluz e, tendo por base a Liturgia deste domingo, fizemos um momento de oração individual, seguido de momentos de partilha. De seguida, analisamos e esclarecemos alguns dos artigos dos Estatutos da Família Andaluz e um revigorante lanche.

Em suma, foram momentos de harmonia e de conforto, vividos individual e coletivamente que nos conduziram mais perto d’Aquele que nos une como família – DEUS.

Maria Emília Cid

 

Um tempo de parar, orar, de receber a inspiração do que foi a vida de Luiza Andaluz, de partilhar cada sentir… de estar em Família.

Catucha


Mais uma vez, tive a bela oportunidade de me encontrar na Família Andaluz.

Pretendo com a maior simplicidade destacar três surpresas pessoais:

Conheci a Irmã Clara e vi, como duma maneira simples e concreta no seu dia a dia como enfermeira no I.P.O., cumpre tão bem o mandamento novo e nos revela, como Luiza Andaluz o fez também.

Aprendi como é importante o contacto com a Palavra de Deus e como nunca podemos deixar de ir aprendendo mais e a estar disponíveis para A entender e pôr em prática.

Tudo isto é muito mais bonito e interessante quando, todos juntos e todos diferentes, somos capazes de ser verdadeiros e de partilhar as nossas vidas e experiências, na Família Andaluz.

Maria Isabel Cardoso