Advento - tempo de busca e de aprofundamento da fé

Fazer uma pausa no Advento é uma ajuda muito importante para aprofundar a fé e encontrar o essencial que o Natal nos acena. Foi o que a Família Andaluz, do Castelo de Sesimbra, em jeito de retiro espiritual, procurou fazer no dia 9 de Dezembro.

Estiveram connosco a Irmã Mª Clara Vieira e a Susana Pereira que, ao longo do dia muito nos ajudaram, apresentando-nos três figuras bíblicas, próprias deste tempo do Advento: Zacarias, Isabel e Maria.

Zacarias foi a personagem que, logo de início, nos foi proposta como homem que não acreditou que se pudesse cumprir, em si, o anúncio que o Anjo lhe acabava de fazer, o que lhe valeu ficar mudo, até à realização da promessa divina.

Maria, ao contrário de Zacarias, acreditou na mensagem do Anjo e acolheu-a no coração, pronunciando o seu Sim ao projecto de Deus, que a fez ir ao encontro de Isabel, e cuja saudação lhe fez saltar o menino de alegria no seio, levando-a a fazer um profundo acto de fé, no mistério que a envolvia.

Este dia ficou marcado pelo silêncio e pela oração pessoal dos participantes, que referiram o seu agrado, pela descoberta do modo como se pode rezar um texto bíblico.

Sendo o primeiro dia do tríduo preparatório do dia 12, proposto pela Congregação, a FA associou-se à oração da comunidade.

É de salientar a presença do Pároco, Pe. Eduardo Nobre, que, não podendo dispor de muito tempo, participou no almoço/convívio, o que nos deu muita alegria.

A todos desejamos um Santo Natal e um Ano Novo cheio das bênçãos do Deus-Menino.